Direto da Redação- Com Roberto Porto- "Um Dente na boca de Rondinelle"

Olá, rádionautas,

o jornalista e radialista Roberto Porto tem um blog de enorme sucesso chamado Direto da Redação. 

As crônicas do Porto que envolvem o rádio esportivo, são muito engraçadas. Com 2 passagens pela Rádio Nacional(KHz 1130 AM), o referido jornalista/radialista, conta os bastidores engraçados da época áurea da Emissora da Praça Mauá, que eu chamo, pois foi que pôr no mesmo espaço José Carlos Araújo, Washigton Rodrigues, Zildo Dantas(já falecido), José Cabral e tantos outros.

Que vocês tenham uma excelente leitura!

Um abraço,

Isabela Guedes
blogdoradiocarioca@gmail.com

_________________

Um dente na boca de Rondinelli

"Rio - Ao longo de minha extensa carreira jornalística, tive o enorme prazer de trabalhar na Rádio Nacional, no início dos anos 80, sob a chefia de José Carlos Araújo – ‘O Garotinho’. A princípio, José Carlos, sabedor de que eu era um iniciante no rádio, me escalou para fazer a pauta dos repórteres de campo Washington Rodrigues e Deni Menezes nos clássicos disputados no Maracanã. Logo depois, porém, passei a ser aproveitado como comentarista de ‘No Mundo da Bola’, ao meio-dia, comandado por José Cabral – torcedor apaixonado do Vasco da Gama.

Os repórteres que cobriam os clubes – se minha memória que não é de ferro não falha – eram Valdir Luiz (Botafogo), Mário Silva (Vasco), Zildo Dantas (Flamengo), Jaime Luís (Fluminense), Agostinho Gomes (América) e Paulo Roberto Braga Bangu). Paulo Roberto, assim como José Cabral, Jota Santiago e Maurício Menezes (apelidado de ‘O Danadinho’) também eram narradores. O comentarista titular era Luiz Mendes. Pouco a pouco, diante de certa desenvoltura ao microfone, fui elevado à comentarista reserva de Mendes, com Cabral, Paulo Roberto e Maurício Menezes.

Anos mais tarde, depois de sair e voltar à Nacional, com o querido Doalcey Bueno de Camargo (1930-2009), também circulei pelas rádios Tupi (com Luiz Penido), Continental e Globo, aí não mais no esporte, mas integrando a equipe de Haroldo de Andrade (1934-2008) em seu tradicionalíssimo ‘Bom Dia’. O rádio me fascinou pois, ao contrário dos jornais, nos quais também trabalhei, era ao vivo. Qualquer distração seria fatal e se transformaria em piadas entre os companheiros. Mas encerrei parcialmente minha carreira no Jornal dos Sports, de onde fui demitido (tinha apenas uma coluna) e não recebi minha indenização até hoje.
Mas entre tantos momentos engraçados, me recordo de pelo menos de dois, ambos proporcionados pelo esforçado repórter Zildo Dantas, que acompanhava os passos do grande Flamengo da época. No primeiro, quando acionado do estúdio por José Cabral, Zildo saiu-se com um informe que me fez rir e quase desligar meu microfone:
Zildo disse simplesmente o seguinte:
- Olha, Cabral, nada posso informar daqui da concentração da Gávea, em São Conrado; estou preso do lado de fora...
A segunda, com o mesmo Zildo, em pleno ‘Mundo da Bola’, foi assim:
- Cabral, tenho uma notícia-bomba para você: Rondinelli não poderá jogar o clássico domingo. Ele arrancou um dente da boca...
É aí que pergunto aos leitores do Direto da Redação: de que outra parte do corpo o bom zagueiro Rondinelli poderia arrancar um dente?
Assim era o rádio em minha época, para não citar uma mentira que já contei aqui, falando do suposto ‘suicídio’ de um porco, que teria se atirado da favela da Providência. O infeliz suíno, pesando mais de 500 quilos, desanimado com a vida na favela, teria cometido o ato extremo de projetar-se de 50 metros de altura, em pleno estacionamento da Rádio Tupi, destroçando um carro de um companheiro que havia estacionado bem abaixo da pedreira. Não preciso dizer que a rádio quase saiu do ar, diante das gargalhadas dos companheiros, chefiados por Luiz Ribeiro. O jeito do operador Paulo Roberto foi colocar anúncios até que todos estivessem mais calmos.
(*) Detalhe: hoje trabalho na ESPN Brasil, chefiada por José Trajano"

 


Comentários

Luis Guto D disse…
Uia... Histórias deliciosas de um grande mestre da imprensa esportiva - e um grande botafoguense!
Eu nem sabia que ele tinha saído do SporTV e estava na ESPN, vou procurar ver.
Saúde e paz, Isa! =*

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o locutor Sérgio Moraes- "Dos Pampas aos Seringais"

83 anos de Vida- Orlando Batista